segunda-feira, 2 de maio de 2016

Medo do futuro de uma nação




Pelo futuro dos jovens e das crianças, por um Brasil melhor, pelos meus interesses particulares, por minha família, pelos meus princípios religiosos, pelo fim da democracia…. eu voto sim. No dia 17 de abril de 2016, pudemos acompanhar como os representantes do povo, em sua ampla maioria, se comportam e pensam. Assistimos discussões sem argumentos, um circo armado na casa que deveria defender o povo, faltou ética, sensibilidade, respeito, conhecimento da história do Brasil e, principalmente decência com os brasileiros.

Engana-se quem acredita que defender a democracia é o mesmo que defender a bandeira de um partido. Democracia é o governo para o povo, onde é permitido manifestar e respeitar opiniões, lutar por causas, acreditar em um futuro digno para nós e para os que virão. A democracia foi ferida no último domingo quando ouvimos piadas, palavras preconceituosas, veneração de um torturador que deixou marcas dolorosas para a nação, e o pior de tudo foi ter visto que o brasileiro não tem representantes que pensem em um país melhor para todos e isso foi notório em discursos que enfatizavam os próprios interesses dos deputados. O Brasil virou uma piada no exterior e nós, cidadãos de bem, que temos crenças diversas, pagamos impostos caríssimos, nos viramos com o pouco, procuramos ser honestos em nosso dia a dia, jovens que encaram o mundo acadêmico e desejam mais investimentos em suas universidades e concursos, os menos favorecidos que vivem à mercê de sistemas de saúde e educação sucateados, os homossexuais que lutam por respeito, os negros que ainda sofrem com o preconceito racial, pelas crianças que ainda não entendem o que está acontecendo e por quem acredita em democracia surge o medo do futuro de nossa nação.

Coloco-me no plural para juntar-me a tantas pessoas que indagam e temem pelos dias que estão por vir. O que será de um país em que uma ampla maioria dos políticos não pensam nos brasileiros? Não são capacitados para assumir os cargos que a eles foram dados por pessoas que votam por protesto em figuras hilárias, tem votos comprados ( a política do cabresto ainda existe por vielas de muitas cidades). Políticos que ridicularizam o povo e sua história, somos roubados com a inflação ou com leis que tiram ou desejam tirar benefícios adquiridos pelos trabalhadores ao longo dos anos. Os nossos representantes ganham muito bem para aquecerem suas poltronas no Congresso e nas câmaras espalhadas pelo país, e uma parcela da sociedade sobrevive com um salário mínimo e alguns com bem menos do que isso.

O que sonhar para as crianças, jovens e os nossos filhos? Eu desejo ser mãe e quero um país decente para meu filho. Desejo que os brasileiros aprendam escolher seus representantes e que isso não seja feito porque ele é parente, líder religioso, participante do mesmo grupo que você, amiguinho, o bonitão do momento. Vote em prol de um país mais ético e com melhores perspectivas para viver.

Sejamos honestos porque a corrupção acontece em pequenas situações. Que os nossos jovens aprendam o valor de lutarem pelos seus sonhos, que os professores continuem tentando formar cidadãos críticos porque o estamos vendo é que falta seres politizados em nossa pátria, que emite aplausos para um torturador e deseja a volta da Ditadura Militar não estudou a história do Brasil de forma coerente e reflexiva. Desejo que os representantes religiosos no congresso parem de usar o nome de Deus em vão, lembre-se que Cristo morreu lutando por uma sociedade justa e das duras críticas que fazia aos corruptos da época, no domingo, vocês esqueceram a essência de uma religião e ridicularizaram o nome de Deus.

Votemos com o olhar voltado para o futuro, manifestemos com consciência e que não esqueçamos que os que virão podem sofrer com os nossos atos de fazer de conta que tudo está bom quando o silêncio rouba as vozes dos que temem pelo amanhã. É fácil defender um partido, difícil é defender a melhoria de uma nação. Que possamos ter um pouco de esperança e fé no amanhã, mesmo quando as forças contrárias teimam em tirar a nossa esperança. E que jamais nos esqueçamos daqueles que zombam e roubam o brasileiro. Os que possuem bom senso não devem se calar. Devemos acreditar que a voz do povo abala a estrutura de uma nação.

Suerlange Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário