segunda-feira, 2 de maio de 2016

A saudade que habita em cada ser


Uma vez ou outra, a saudade chega e fica por horas ou para sempre. Às vezes é cruel e castiga o coração, em outras ocasiões alfineta a alma e as lágrimas são inevitáveis.

Saudades das brincadeiras da infância, dos lugares percorridos, dos que amamos, daqueles que partiram e não estão mais presentes fisicamente para amenizar a falta através de um telefonema ou abraço.

A saudade se faz presente nos dias chuvosos, no tempo que não permite o encontro com frequência dos amigos, nas tardes de domingo, nas canções, no envelhecer do ser e nas recordações que encontramos espalhadas em cada canto da casa. Saudade é amor em forma de lágrima ou um riso ao recordar de algo que nos fez feliz.
Aos que foram morar longe dos que amam, a saudade chega a qualquer momento, seja em forma de canção, no cheiro da comida, nas datas festivas, nos dias de solidão ou simplesmente nos dias em que o melhor lugar para estar era no ciclo de quem se ama.

Saudade também é vazio. Um vazio que parece ser substituído por algo, em certos momentos, mas é apenas uma ilusão.

Que permitamos diminuir a saudade quando for possível, através de ligações, carinho, mensagens, abraços, olhares.... e toda forma possível de amar.

E aos que partiram para o plano celestial, sempre estarão dentro de nós porque a saudade é um amor que fica em forma das recordações, cheiros, aprendizados, afeto e dos belos sentimentos que nos une a quem partiu.

A saudade é parte de nós, tem dias que é transformada em vazio doloroso e em outras ocasiões, em momentos de reflexão, alegria e desejos.

Abro a porta da cozinha, olho o quintal e fico a lembrar das goiabeiras que suportavam meu balanço, das margaridas que floriam minha infância e da delícia em achar que ali era o lugar mais lindo do mundo. Saudade tem forma de balanço e gosto de goiaba.

Saudades das tardes alegres da infância, do cheiro dos doces de leite e mamão, dos cafunés e de cada história contada pelos meus avós. O tempo castiga os que sentem falta de algo ou alguém.

Saudade tem forma, cor, tamanho, cheiro, melodia, endereço, nome e sobrenome. É sentimento nobre que chega sem fazer alarde e toma conta da gente.

Su Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário