sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Caminhos


Quando adolescente, eu sonhava em pegar as roupas que eu mais gostava, alguns pequenos objetos pelos quais tenho apego, colocá-los em uma mochila e sair por aí, sem rumo. Desejava ser uma exploradora do universo. Tornei-me adulta e muitos dos meus desejos ficaram guardadinhos.
Às vezes, leio algumas anotações que há anos eu rabisquei e li uma que estava numa folha amarelada que dizia "navegar é preciso". Comecei a entender o significado da frase no ano passado, quando procurei trilhar novos caminhos, navegar em novos rumos, deixar os pesos que tiravam meu ânimo em algum lugar. Naveguei em livros, filmes, encontros, escritos, viagens, em sorrisos e abraços. A cada passo dado, volto com certa leveza e com o sorriso mais largo.

Resolvi navegar, fui passear na Ilha de Paquetá e me lembrei da frase, da janela da barca, sinto o carinho que o vento faz em meus cabelos e fico a pensar o quão necessário é navegar, avançar barreiras, buscar essa tal felicidade e viver bem e de maneira que viver realmente valha à pena.
Na Ilha, uma tranquilidade gostosa de sentir e que fez tão bem ao espírito. Deitar em uma rocha, contemplar o céu e ouvir o barulho das folhas das árvores ou do canto dos pássaros e ter o Sol como companhia. Tenho a curiosidade de uma criança e me encanto com coisinhas simples. Eu amo pedalar, e a táxi-bicicleta me deixou fascinada, assim como a gentileza das pessoas em oferecer informações. À noite, chuva, trovões, música, conversa, pão, pizza e excelentes companhias.
Tenho aprendido que viajar é uma forma de navegar por novos caminhos. A cada viagem, navego nos detalhes de um lugar, na felicidade dos novos encontros e me esbarro na fé de tanta gente.
Viajar é reverberar, aconchegar a alma, encher os pulmões de novos ares e a mente de novas histórias. Certo amigo me disse que é bom ter uma âncora e um porto seguro. Não discordo, mas sair do seu lugar e procurar novas experiências tem sido um alento para minha vida.

Su Ferraz

2 comentários:

  1. Muito orgulho de minha amiga por escrever tão bem, e muito feliz por fazer parte de alguns desses momentos.

    ResponderExcluir
  2. Já vivemos muitos momentos juntas.
    Obrigada por sempre acreditar em mim. Amo-te!

    ResponderExcluir