quarta-feira, 1 de junho de 2016

Amados bichos de estimação


Eles olham, fazem brincadeiras, abanam os rabinhos, identificam as vozes de seus donos, tem uma sensibilidade incrível e por tantas vezes, acredito eu, que eles sabem o que sentimos e ainda tem a capacidade nos tornar mais humanos. Quem tem um bicho de estimação entende do que eu estou falando.
Quando você imagina que ninguém estará te esperando em casa, lá estão eles, em algum canto a casa, e quando escutam seus passos ou sua voz, alegram-se e fazem uma festa com sua presença. Cada pulo, cada latido, cada gesto ou miado é um sinal do quanto você é importante na vida daquele bichinho. E, ainda tem aquelas pessoas que por inúmeras circunstâncias da vida, moram sozinhas, e por uma linda ocasião da vida, encontrou em um animal, a companhia que alegra seus dias.
Sandálias devoradas, meias babadas, pelos pela casa, caqueiros aos pedaços, frutas sendo desviadas das fruteiras, roupas que puxadas do varal e viram cobertores, o aparecimento de algum inseto em sua cama que um gato trouxe, pedal da bicicleta comido, tudo isso e mais um pouco é perdoado quando, ao serem reclamados, ele nos olham com aqueles olhos de arrependimento, dão uma lambida ou pulam em nosso colo, e aí toda chateação vai embora.
É um carinho de um ser que não pede nada em troca, que mesmo quando brigamos com eles, costumam fingir que nada aconteceu e em troca, optam por dar carinho a quem eles amam. Sabem consolar quando estamos tristes, ficam tristes quando alguém que eles amam vai embora para algum lugar. Silenciam quando percebem que seu dono partiu para nunca mais voltar, sentem medo de quem não tem bons sentimentos e os maltratam.
É doloroso passear pela rua e encontrar tantos animais sem lar, é mais doloroso quando é possível ver a crueldade humana presente naqueles que espancam um bicho que já sofre com o abandono, e ainda tem os animais que morrem envenenados por pessoas que necessitam aprender o que é o amor. Se você não pode alimentar um animal, não o maltrate. Nenhum tipo de animal deveria sofrer violência, vejo vários cavalos magros, cheios de ferimentos e abandonados em nossa cidade, muitos foram utilizados para puxarem carroças e depois que não serviam para o trabalho, foram abandonados por seus donos.
Muitas vezes o animal se aproxima de você para implorar um pouco de alimento e carinho. E por tantas vezes, os animais parecem ter atitudes mais humanas do que a de muito ser humano. Chegam em nossa vida para nos alegrar e quando partem, um vazio enorme domina a casa e o coração, é um pedacinho da gente que vai embora. Bicho de estimação é um dos mais belos presentes que alguém pode ter, é algo valioso e que existe para alegrar a vida de muita gente.

Suerlange Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário