sábado, 4 de março de 2017

Quem é de casa, chega e vai direto para a cozinha.

Foto: Cozinha lindíssima e aconchegante de Cristiane Campos


Eu sei o quão íntima sou de alguém, a partir do momento em que sou convidada a adentrar em sua cozinha. Confesso que fico imensamente feliz ao conhecer esse espaço da casa de um colega ou amigo.

É na cozinha que a conversa flui. Neste lugar, os contos e as recordações se tornam marcantes. É ao redor da mesa que saboreamos o que nos é ofertado, além da companhia de uma ou muitas pessoas queridas. No mesmo espaço, a minha mãe acompanha a "Ave Maria" ou reza do terço transmitida por uma rádio.

Da janela da minha cozinha, posso ver as jabutis brincando em meio aos pingos da chuva, a vida florescendo através das árvores frutíferas e aproveito o tempo para dengar meus cachorros.

Na zona rural é raro encontrar uma cozinha que não tenha fogão a lenha. Ao calor das brasas, famílias relatam os fatos e fardos do dia enquanto tomam um café quentinho e se reúnem ao redor da mesa.

É na cozinha que a família se junta para dividir a refeição e um pouco da vida. É no último cômodo da casa que a mãe tempera a comida com doses de afeto.

Na cozinha, os amigos chegam sem cerimônia. Um chá, um café, uma sopa, bolos, biscoitos, cuscuz, assados, bebidas e um monte de sonhos; discussões, desabafos, comunhão de ideias sobre a mesa. "Nada de notícia ruim por aqui", dizia a mãe de uma amiga que não permite negatividade sobre sua cozinha. Ela está certa! Segundo crença de uma tribo africana, o alimento é sagrado e nenhuma palavra negativa pode pairar onde ele estiver. Neste espaço sagrado, só quem possui boas energias deve pisar.

É na cozinha de tanta gente que eu sou feliz. É na minha cozinha que recebo tanta gente que já não posso chamar de conhecidos, pois já são de casa. Todos estes elementos juntos alegram o ambiente e enchem meu lar de harmonia.

Que as cozinhas possam ser um dos melhores locais de encontro. Que neste lugar, a felicidade supere as angústias; que nunca faltem discussões sadias e boas gargalhadas.

Que pelas cozinhas que passei as mesas continuem fartas, e a bonança se expanda para o lar de todos. Sei que enquanto escrevo, algum ser humano agoniza por causa da fome. É muito triste saber que muitos desejam ter um pedaço de pão, dignidade, um lar e uma mesa cheia, mas, infelizmente, a exclusão não permite, e o egoísmo de muitos não deixa uma bolacha chegar à boca de uma criança.

Pelas cozinhas que andei, gratidão aos donos. Por cada cheiro, cores dos objetos, formato da mesa, alegria do anfitrião, presença dos animais de estimação e tantos outros elementos. A minha imaginação agradece.

4 comentários:

  1. Que lindo! É exatamente isso. Quantas vezes passei direto para a cozinha de sua casa... Obrigada por nos presentear sempre com suas belas palavras.
    Katia Rocha Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus amigos vão direto para a cozinha!
      Saudades, Katinha! Beijos

      Excluir
  2. Que texto lindo!! Lembrei dos encontros na sua cozinha...risadas, conversas, conselhos... bateu a saudade dos amigos e dessa cidade.
    Seus textos me lembra muitos momentos felizes que vivi aí.
    Parabéns!!

    Chirlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nossos encontros são muito bons. É uma galera que que tem assunto que não acaba mais.
      Saudades
      Beijos

      Excluir