quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 de outubro - Dia do Professor





Hoje é dia de homenagear o profissional que faz a diferença na vida de um ser humano. Profissional que se desdobra ao máximo para ser e fazer a diferença no cotidiano do aluno, que procura dar seu melhor em prol de uma boa educação, mesmo que a categoria não seja respeitada e valorizada por nossos governantes.
Os professores não precisam de capas para se tornarem super–heróis, pois ao adentrar em uma sala de aula com lotação máxima, lidar com a falta de estrutura física de algumas escolas, conviver com o sofrimento dos alunos, trabalhar com poucos recursos e ainda sofrer com as ameaças e desrespeito de alguns educandos, acabam se tornando mais do que super- heróis.
Acredito que somente o sistema educacional não transformará a sociedade. A educação contribui para a melhoria da sociedade, mas caráter e princípios começam a ser formados em casa. Pais, lembrem-se sempre que vocês são os primeiros educadores, não transfiram a sua responsabilidade para o professor.Criança bem educada é sinal de adulto responsável. Ensinem a respeitar os colegas, a compartilhar o pouco que tem, não mimem e não esqueçam de ensinar que o não é necessário.
Queridos alunos, respeitem seus professores. É tão desmotivador entrar em uma sala de aula e deparar com a bagunça, a desmotivação, as ofensas verbais e até físicas e a desvalorização de um profissional que passa anos estudando para lecionar, leva horas para preparar uma aula, passa domingos e feriados corrigindo provas, preparando paralelas, tentando preparar uma aula diferenciada. Geralmente aparece algum engraçadinho para falar “ganha muito só para ser professora”. Frase comum de quem não valoriza o profissional que é responsável pela formação de outros profissionais. Sou sonhadora e ainda acredito que um dia a sociedade valorizará mais o professor.
O professor poderá ter as melhores metodologias, mas se a sociedade não trabalhar em conjunto com a educação tudo será em vão. É de entristecer ver cenas de professores espancados por apenas defender um salário justo. Governantes que menosprezam a educação, não pensam em uma nação melhor.
Governantes, valorizem mais os professores. Por que um político deve ganhar mais do que os educadores? Não consigo compreender. Vejo políticos brigando por coisas banais e esquecem do necessário. Um educador sério sempre será um problema para político desonesto. Professor é formador de opinião e sempre tentará levar um aluno a reflexão sobre a atual conjuntura política.
Que os governantes parem de cobrar quantidade e cobrem qualidade. O que adianta aprovar uma grande quantidade de alunos sem que eles não dominem competências básicas para tais anos. Qualidade em primeiro lugar.
Inúmeras escolas sucateadas pelo país, um mísero lanche para tantos alunos que comem o mínimo em casa. É triste conviver com o sofrimento de um aluno e não poder fazer nada. Não pensem que os professores saem da escola e voltam para seus lares sem levar os sofrimentos dos seus alunos. A dor do outro se torna a nossa também. Apesar disso, a dor de perder colegas que lutavam por uma educação de qualidade, que faziam a diferença em suas escolas não diminui o desejo de lecionar.
Existem vários tipos de professores, eu procuro ressaltar e valorizar os que levam a sério a educação. O professor clama por valorização. É tão gratificante receber um abraço ou simplesmente obrigada neste dia.
Agradeço a todos os professores que contribuíram para minha formação enquanto ser humano e profissional.
Desejo dias melhores para os profissionais da educação. Desejo que os professores não sejam lembrados apenas no dia 15 de outubro, mas lembrados e respeitados durante todos os dias do ano. Desejo também uma educação e uma sociedade mais igualitária.
Parabéns para aqueles que lutam bravamente por uma nação melhor!. Feliz dia do professor!


Suerlange Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário