terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia do professor!


Para alguns uma data qualquer, para outros, é o dia de homenagens, recordações para o profissional que luta diariamente para a valorização do ser humano e para um país com menos desigualdade no âmbito educacional.
Profissional que luta diariamente contra os baixos salários, contra a falta de respeito de muitos alunos, ameaças, indisciplina, salas super lotadas, escassez de recursos didáticos.
Profissionais que, na teoria, são valorizados, mas, na prática, as coisas são bem diferentes.
Se a educação fosse tão valorizada, professor não precisaria ir às ruas para cobrar um aumento salarial. Não haveria a necessidade de paralisações ou greves. E o que dizer de muitos professores que foram espancados por lutarem por um reajuste salarial? Lutar por um direito é ser confundido com um bandido.
Quantos profissionais da educação são desrespeitados por alunos que não foram educados em casa ou por pais que “acobertam” os erros dos filhos. Pais, a educação vem de casa. O professor poderá ensinar tudo o que uma disciplina exige, mas não poderá ensinar princípios básicos que se aprendem no seio familiar.
Alunos, por favor, respeitem mais os professores. Para quem não sabe, um professor que é comprometido com a educação, passa anos e anos estudando, passa horas elaborando aulas, corrigindo avaliações. Tantos profissionais não conseguem dormir preocupados com problemas de alguns alunos. A sociedade cobra que os professores atuem como psicólogos, assistentes sociais... mas se esquecem de que não ganhamos e nem somos formados para exercer tais funções. O governo cobra inclusão, mas não prepara os educadores para trabalharem com crianças que necessitam de uma atenção especial. Querem que o professor prenda a atenção de um aluno que não se alimentou corretamente devido à precariedade em que vive.Mas alguém investe em um lanche de qualidade?
“A base de toda conquista é o professor/ a fonte de sabedoria, um bom professor/ Em cada descoberta, em cada invenção/ todo bom começo tem um professor.” Se a base de tudo é o professor por que a classe é tão desvalorizada? Fico feliz quando vejo profissionais que lutam diariamente para que o aluno tenha uma boa formação. Lecionar é uma arte que ajuda na edificação de uma sociedade.
Que o dia 15 de outubro- Dia do Professor não fique só como símbolo, mas que cada cidadão tenha consciência da importância desse profissional para a sociedade.
E seria injusto não agradecer a parcela da sociedade que reconhece o valor deste profissional. Obrigada!
Feliz dia do Professor!


Professora Suerlange Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário