segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pingos de Sonho







Lili morava em pequenino vilarejo chamado Pingos de Sonho. O vilarejo era habitado por pessoas humildes e que nutriam a esperança em mudanças para aquele lugar. Lili e seus conterrâneos sempre lutaram contra a corrupção naquele vilarejo, mas em meio à pessoas de boas ações.
Entretanto, nem todos os moradores do vilarejo tinham boas intenções. O local também era marcado pelos desmandos do líder político da cidade, o coronel Lupito. O coronel e sua família estavam no poder há anos e trouxeram atraso para aquele lugar.
A maioria dos moradores de Pingos de Sonho eram analfabetos e carentes, e isso facilitava a compra de votos. O que fazia com que Lupito e sua trupe perdurassem tanto tempo no poder.
E nesse contexto, surge a pequena Lili. Uma jovem de família humilde que sofreu e batalhou para conquistar a aprovação em um vestibular e, depois de alguns anos, Lili, já graduada, volta para sua cidade. Ela queria revolucionar o lugarejo, queria que as pessoas acreditassem mais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Lili tornou-se um desafeto para Lupito e seus coligados. Por que os justos e idealizadores incomodam tanto? Talvez seja porque ficar diante da realidade possa ser doloroso. E a jovem promovia encontros com jovens para conscientizá-los de seus direitos. Ela questionava a situação decadente em que se encontravam algumas ruas daquele lugar. Também questionava a falta de recursos para a educação.
A moça que sonhava também tinha ideais concretos. Ela desejava que Pingos de Sonho fosse um lugar em que os moradores tivessem dignidade para viver. E como se adquire dignidade?Adquire-se com respeito e com a valorização da pessoa.
Lili não lutava sozinha. Ela tinha aliados que comungavam o mesmo desejo: “construir um lugar melhor”. Lutaram, lutaram ... e lutaram, mas não se faz revolução com três ou quatro. A revolução tem que nascer do desejo da maioria. Quando se luta sozinho pelo desejo da maioria, o grito pela igualdade fica abafado, mas quando todos lutam em prol de um objetivo, o coro cresce e a voz ecoa por diversos cantos.
A luta é válida e os sonhos não devem ser esquecidos. Lili segue com sua batalha por um lugar em que o sonhar torne-se realidade. Ela segue marchando e lutando para que Pingos de Sonho não continue sendo um palco de desmandos de um grupo que desvalorize o bem e o povo.
Que surjam mais Lilis. E que elas tenham a ternura e a coragem de lutar. E que quando elas alcançarem seus objetivos, não se esqueçam do caminho que trilharam e nem do que pregaram para conseguir a tão desejada vitória.


Su Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário